Lula visita sala de monitoramento do Enem; ministro celebra aumento no número de inscrições neste ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, neste domingo (3), a sala de monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) montada pelo Ministério da Educação (MEC) na sede do Inep, em Brasília.

Lula fez uma fala breve, no local, e deixou uma mensagem aos candidatos que irão fazer as provas nesta tarde. Ele defendeu que o Enem representa a independência de jovens que poderão ter salários melhores e garantir uma fonte de renda.

“A educação é um símbolo de independência, de homem e de mulher. Do homem porque ele vai ter uma profissão vai poder ganhar mais, vai poder cuidar da sua família, vai poder viver mais dignamente. Da mulher porque a profissão, ela significa independência. A mulher não precisa se sujeitar a chatice de ninguém’, disse.

Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Enem 2024. A primeira etapa do exame será nesta tarde, com as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou um aumento no número de inscrições confirmadas, e atrelou o índice ao programa Pé de Meia, do governo federal.

“Nós tivemos um aumento comparado com 2022 e agora, no segundo ano do governo do presidente Lula, um aumento de aproximadamente 27% a mais de alunos inscritos confirmados para o Enem 2024. Temos toda as faixas etárias, mais de 60% são mulheres, e a grande maioria são jovens”, declarou.

“A gente considera que isso é fruto também do efeito do programa Pé de Meia, um programa educacional com incentivo financeiro, que o aluno que fizer a prova hoje e no próximo domingo vai receber uma parcela a mais do Pé de Meia como estímulo, porque o Enem é a porta de entrada para o ensino superior”, seguiu.

Em comparação com o ano passado, o total representa um aumento de 12,5% em relação à quantidade registrada em 2023, quando foram 34.125 candidatos.

Segundo o ministro, todas as provas foram entregues até às 11h da manhã, conforme o horário previsto, sem ocorrências mais graves. Os portões foram abertos às 12h, e as provas se encerram às 19h (horário de Brasília).

Lula chegou à sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.

Também participaram da visita os ministros Nísia Trindade (Saúde) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais)e o presidente do Inep, Manoel Palácios.

Enem 2024

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem 4,3 milhões de candidatos inscritos.

O Enem 2024 será aplicado apenas na versão impressa em mais de 10 mil locais de prova, distribuídos entre 1.753 municípios.

O local de prova de cada participante é informando no cartão de confirmação de inscrição, que reúne as principais informações e recomendações para os candidatos.

O candidato pode consultá-lo na página de participante (enem.inep.gov.br/participante/), com login gov.br (cpf e senha).

Você Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *