A Amazon chegou ao Brasil em 2011, com o lançamento da Amazon Web Services (AWS). Logo depois, trouxe o kindle e a venda de eBooks, seguidos do Prime Video e da expansão do seu marketplace, em 2017. Dois anos depois, o Amazon Prime foi anunciado oficialmente no país, dando início ao crescimento da operação de varejo. Desde 2011, a Amazon já investiu mais de R$ 33 bilhões no país, em todos os seus negócios, incluindo varejo, operações, logística e AWS. Pela primeira vez, o Prime Day, que entrou na quinta edição entre os dias 16 e 21 de julho, estendeu por seis dias as ofertas para membros Prime. Camila Nunes, diretora de marketing e Prime da Amazon Brasil, conta detalhes sobre estratégia de comunicação, processo criativo, ações e principais resultados obtidos com a iniciativa ansiosamente aguardada pelos consumidores.
O que o Prime Day significa para a Amazon no Brasil?
O Prime Day é um momento de celebração dos membros Prime. Por isso, todo ano, nos preparamos com antecedência para trazer as melhores ofertas e ainda mais oportunidades de economizar. Projetamos o programa Amazon Prime para tornar a vida dos nossos clientes mais fácil, conveniente e divertida, e o Prime Day também nos ajuda a materializar esse objetivo. Ficamos muito felizes com o fato de que o Prime Day já se tornou um evento aguardado pelos clientes brasileiros, tanto para os atuais membros do programa, quanto para novos assinantes que querem desfrutar das ofertas e benefícios exclusivos do evento. A proposta multibenefício do Amazon Prime e a combinação de uma ampla seleção de produtos, valor e conveniência têm sido as nossas maiores forças e colaborado para o crescimento no número de assinantes desde o lançamento do programa, em 2019.
Essa foi a quinta edição do Prime Day e a primeira vez em que a duração foi de seis dias. Por que essa mudança?
Motivados pelo sucesso da edição de 2023 e em resposta ao feedback que recebemos dos clientes brasileiros, realizamos o primeiro Prime Day com duração de seis dias consecutivos no Brasil. Triplicamos a duração do evento em relação a 2023 para que os nossos clientes tivessem mais tempo para aproveitar as ofertas e cupons exclusivos, que também cresceram em quantidade. Além do Brasil, a Amazon também estendeu a duração do Prime Day no México, Austrália, Egito, Emirados Árabes e África do Sul.
Quais ações de marketing vocês fizeram para essa edição?
Este ano, mais uma vez, apostamos em uma campanha abrangente, com alcance nacional e em múltiplos canais para comunicar o Prime Day. A nossa abordagem focou em TV aberta, mídias digitais, redes sociais, podcasts e mensagens instantâneas, entre outros canais. A gente se apoiou criativamente em uma parceria inédita com o Pedro Sampaio, que lançou conosco um novo hit exclusivo para o Amazon Prime Day. Também apostamos na comunicação com o público gamer, a partir da criação de um mapa exclusivo de Prime Day dentro do Fortnite, onde consumidores puderam jogar minigames exclusivos ao redor de ilhas e coletar cupons inéditos durante o período do evento.