DFB Festival investirá cada vez mais como propulsor de talentos com o concurso de alunos de Moda de faculdades do país

É um projeto lindíssimo que acolhe alunos de universidades de todo o país e que, segundo o próprio Claudio Silveira, na edição 2025 ganhará cada vez mais incentivo. Os grandes vencedores foram os alunos de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) como grande vencedora desta edição, com talentos emergentes que prometem impactar o futuro da moda. Em segundo lugar, o Centro Universitário UniAteneu; e em terceiro, fechando o pódio, a Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DFB Festival (abreviatura de Dragão Fashion Brasil como começou a ser chamado em 1999, quando foi criado o evento de moda) é moda autoral visionária e sustentável. É chancela no nosso “made in Brasil“. Vinte e cinco anos se passaram e, em 2024, no Ano do Dragão, de acordo com a astrologia chinesa representando um período de prosperidade, sucesso, autoaprimoramento, força e resiliência, o DFB Festival completou Bodas de Prata. Idealizado com maestria por Claudio Silveira tendo como produtora executiva Helena Vieira Gualberto Silveira, se tornou o maior evento de moda autoral da América Latina. Propulsor do handmade, lançador de grandes nomes da moda que ganharam o mundo, o DFB Festival tem como parte integrante de sua multiplataforma o Concurso dos Novos que acompanho há diversas edições e participo como integrante do corpo de jurados. Fui uma das primeiras jornalistas – a cerca de 20 anos – a enfatizar que os holofotes da moda são plurais e não se limitavam ao eixo Rio-São Paulo. É um projeto lindíssimo que acolhe alunos de universidades de todo o país e que, segundo o próprio Claudio Silveira, na edição 2025 ganhará cada vez mais incentivo.

A sustentabilidade sempre é uma tônica – não pode estar dissociada de uma ponta a outra da cadeia produtiva da moda – com a utilização de tecidos 100% algodão, técnicas de upcycling, artesanias e o feito à mão nos surpreendendo sempre.

UFC (Foto: Nicolas Gondim)

No Concurso dos Novos 2024, o tema para avaliação foi o Ano do Dragão. No calendário lunar chinês, 2024 corresponde ao ano 4722 e tem início, oficialmente, no dia 10 de fevereiro da timeline ocidental. O dragão é símbolo de sorte e portador de prosperidade. Transmutado em monstro mitológico para as demais culturas ao redor do mundo, a criatura chega às lendas do Ceará banhada pelos verdes mares do nosso litoral e vira alcunha para o líder abolicionista Dragão do Mar, o jangadeiro Chico da Matilde, nascido em Canoa Quebrada, em 1839. Sua luta pela liberdade batizou o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, criado em 1999 e berço das primeiras edições do então Dragão Fashion, naquele mesmo ano. É a partir dessa cronologia que as equipes participantes do Concurso dos Novos 2024 devem se inspirar, elegendo uma das seguintes abordagens:

. Como se interrelacionam os significados do dragão enquanto mitologia à própria história do DFB?

. Como atualizar simbolismos, mitologias e elementos históricos presentes  na trajetória do DFB Festival à questão maior da indústria da moda hoje: a busca por alternativas sustentáveis em um mundo cada vez mais ávido por consumo?

. Como traduzir o legado desses 25 anos de DFB Festival para a renovação da moda autoral?

Uniateneu (Foto: Nicolas Gondim)

Os grandes vencedores foram os alunos de Design de Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) como grande vencedora desta edição, com talentos emergentes que prometem impactar o futuro da moda. Em segundo lugar, o Centro Universitário UniAteneu; e em terceiro, fechando o pódio, a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Este ano, o concurso foi um sucesso ainda maior, com a participação de 10 faculdades e prêmio dobrado no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para o primeiro colocado.

Universidade do Cariri (Foto: Nicolas Gondim)

Você Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *