A primeira coisa observada ao chegarmos em qualquer ambiente é a imagem que você transmite, e a postura corporal tem grande influência nessa imagem, uma pessoa que chega curvada, ombros caídos, pode transmitir imagem de cansaço, falta de vontade e sofrimento emocional. Já uma pessoa que chega bem posturada, alongada, tórax aberto e cabeça erguida, passa uma imagem de autoconfiança e esse tipo de pessoa atraí as pessoas a sua volta.
Postura corporal e o dia-a-dia, o que fazer para melhorar?
No dia-a-dia ser refém de uma postura ruim, agrega uma imagem ruim e triste, trás desconfortos e possíveis lesões futuras, além de uma influência negativa na parte estética, o que pode trazer falta de estima e confiança. Por isso é importante buscar fazer alongamentos diários, e treinos de força na academia ou até mesmo em sua residência com elásticos e pesos adaptados é possível treinar, visando uma melhora postural, melhora da qualidade vida, diminuindo desconfortos e ainda trazendo como grande aliado uma melhora estética e consequentemente aumentando sua confiança e transmitindo isso para os demais á sua volta.
O que pode contribuir para uma má postura corporal e suas consequências
Contribuições para uma má postura corporal
Alguns fatores ou hábitos diários, podem contribuir para uma má postura, alguns deles são: sentar-se largada (o) na cadeira ou até mesmo no sofá, o hábito de cruzar as pernas, ou em pé ficar apoiada (o) apenas sobre um dos lados do corpo, sedentarismo, mesa de trabalho com computador em uma altura mais baixa ou mais alta que o ideal, hábito de se abaixar para tirar fotos ou conversar com pessoas mais baixas, sofá ou cadeira de trabalho irregular anatomicamente.
Consequências da má postura corporal
Algumas das consequências da má postura corporal são: inflamações nas articulações sobrecarregadas, desgastes das articulações, desconfortos, lesões, falta de confiança e estima, auto imagem negativa, músculos sem capacidade de força e músculos presos encurtados ocasionando falta de resultados na academia.
Dicas
Alongar-se se possivelmente todos os dias, ou no mínimo três vezes semanal quem passa muito tempo sentada (o) tem que alongar glúteos, outro fator curioso são os músculos da parte anterior do corpo como peitoral, bíceps, quadríceps são mais utilizados no cotidiano, então é importantíssimo alongar esses músculos diariamente, pois eles contribuem para um aumento da cifose torácica, curvando o tronco, deixando os ombros presos projetados para frente e a postura ruim, não que os demais não devam ser alongados, mais esses em especifico exige uma atenção maior.
Já percebeu que ao atender o celular fazemos uma flexão de cotovelo, colocando o bíceps em ação aquele musculo do muque, no cotidiano, fazemos muito mais movimentos para frente com empurrar e pegar algo á frente, do que para trás, por isso esses músculos acabam sendo mais solicitados e alteram a postura ideal, causando desequilíbrio muscular entre os músculos da parte anterior do corpo com a da parte posterior.
Em conjunto aos alongamentos e melhora dos vícios posturais diários, é necessário fortalecer os músculos que ficam em desuso e alongados demasiadamente devidos á postura cotidiana e movimentos compensatórios, por isso se faz necessário o treino de força, para dar força aos músculos que ajudam a sustentar uma boa postura, ou seja, deverá fortalecer a parte dorsal do tronco (costas), abdômen, glútea e demais músculos que são de extrema importância para ajudar construir e manter uma boa postura.
Dica de ouro
Com toda essa informação acima, a dica de ouro é se preocupar com sua postura corporal, pois ela é fundamental para sua imagem, além de ter um papel importante para seu bem estar físico e emocional.
Alongue-se e treine força para construir e manter uma boa postura. Procure um profissional capacitado para te auxiliar nesse processo.