Temos vivido situações complicadas com relação ao uso da tecnologia em nossas escolas e lares. Crianças portando smartphones e andando com seus aparelhos para cima e para baixo, adolescentes com acesso a redes sociais sem terem idade para isso, pais e professores perdendo o controle de como auxiliar esses pequenos jovens a aprenderem a fazer bom uso da tecnologia.
Se levarmos em consideração o que os pediatras, neurologistas, psicólogos, pedagogos e psicopedagogos têm falado sobre o assunto, crianças não deveriam ter acesso a aparelho celular antes de, pelo menos, 12 anos de idade.
Por que, então, estamos oferecendo um smartphone com acesso à internet para as nossas crianças? Qual é a finalidade? Seria para distraí-los e darem sossego a nós, pais? Seria por segurança? Seria para auxiliá-los nas atividades escolares? Motivos não faltam, porém o que realmente tem sido útil e proveitoso?
Temos visto crianças ansiosas, inquietas, nervosas, impacientes e até dependentes de seus smartphones. Temos visto as escolas lutando para fazerem suas crianças e adolescentes voltarem a brincar e a conversar durante o recreio. A que ponto chegamos? Chegamos no ponto em que escolas nos países nórdicos, onde o sistema de educação é referência, baniram os celulares das escolas. Sim, eles estão proibidos por lá! A falta de interação, de conversa, de brincar com o colega, de gastar energia, tem refletido negativamente no desempenho escolar dos alunos e grande parte da culpa vem dos celulares e suas mais variadas formas de entretenimento que atraem demais esse público.
A tecnologia está aí e é algo muito bom. Os celulares estão aí e também são algo muito bom. Então, por que, conseguimos transformá-los em inimigos da escola e dos lares? Por que não ensinamos nossos filhos e alunos como e quando usá-los? E não podemos nos esquecer dos perigos que essas crianças e adolescentes estão correndo na internet, quando não têm a supervisão de um adulto. A internet é muito perigosa e pode levar as crianças a verem, explorarem, experimentarem coisas inadequadas e inapropriadas, além de serem alvos fáceis para criminosos de plantão.
É muito mais sério do que pensamos! Precisamos urgentemente educar nossas crianças quanto ao uso da tecnologia. Pais e educadores precisam orientar os adolescentes sobre o uso inadequado dos seus aparelhos celulares e suas consequências.
Concluo afirmando que crianças não deveriam ter acesso à internet sem supervisão e não deveriam ter aparelho celular, por mais polêmico que isso possa soar. Adolescentes não deveriam ter acesso as redes sociais antes dos 15 anos. Evitaríamos muitos problemas em casa e nas escolas. E você, o que pensa sobre isso?
Por: Thais Massa
2 Comentários
Excelente reflexão!
Tema super relevante! Muito bom o texto!