Zé Vaqueiro lamenta morte do filho bebê, que faria 1 ano em julho: ‘Deus sabe de todas as coisas’

Zé Vaqueiro comunicou a morte do filho caçula Arthur, de 11 meses, na madrugada desta terça-feira (9) em suas redes sociais. O cantor lamentou a partida do bebê com um post compartilhado com a mulher, Ingra Soares. Arthur faria 1 ano no dia 24 de julho.

“Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós. Ingra e José Jacson”, diz o comunicado.

Zé Vaqueiro comunica morte do filho Arthur — Foto: Reprodução/Instagram
Zé Vaqueiro comunica morte do filho Arthur — Foto: Reprodução/Instagram

A síndrome de Patau, que acometeu Arthur, é uma doença genética decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, ou seja, caracterizada por um cromossomo a mais. Ela causa problemas de má-formação no rosto e nos membros e também nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.

Em maio deste ano, o bebê chegou a receber alta e o casal postou o momento de sua chegada em casa pela primeira vez, mas Arthur sofreu uma parada cardíaca e voltou ao hospital um dia após a alta.

Zé Vaqueiro comenta alta do filho — Foto: Instagram
Zé Vaqueiro comenta alta do filho — Foto: Instagram

O que é síndrome da trissomia do cromossomo 13?

O gshow procurou o geneticista Caio Bruzaca para explicar o que é a síndrome da trissomia do cromossomo 13, também conhecida como Síndrome de Patau. Em entrevista publicada em julho do ano passado, o especialista explicou que essa condição genética está relacionada diretamente com uma alteração genética do bebê e ela é muito grave para a criança.



gshow: O que é a síndrome da trissomia do cromossomo 13 mais conhecida como Síndrome de Patau?
“É uma das síndromes genéticas mais comuns. Ela tem como característica ser uma aneuploidia. A aneuploidia é a contagem diferente de 46 cromossomos no nosso corpo. No caso, a pessoa com trissomia de Patau tem 47 cromossomos, sendo 3 cromossomos do número 13. Por isso, trissomia do cromossomo 13. Esta condição genética está relacionada diretamente com uma alteração genética do bebê e ela é muito grave para a criança.”

O que causa a Síndrome de Patau?
Na maioria das vezes está relacionada com um fenômeno chamado não disjunção meiótica, que é uma alteração principalmente no óvulo de uma mulher. Também está intimamente ligado com o aumento da idade materna, ou seja, engravidar com mais idade, quando o óvulo está mais envelhecido.”

Quais são os sintomas da Síndrome de Patau?
A Síndrome tem como sintoma ou característica várias alterações. A primeira delas é a holoprosencefalia, que é uma alteração do sistema nervoso central e dá aquela característica facial típica da síndrome de Patau, onde nós temos a distância dos olhos diminuída. Temos uma face mais achatada, às vezes com narina única. Além disso, nós temos polidactilia, alteração nas mãos. Apresenta problema cardíaco que, via de regra, é o mais grave nesta condição. As crianças que sobreviveram, que não faleceram por conta da alta letalidade, sempre apresentam atraso de desenvolvimento e deficiência intelectual.”

Como é o tratamento?
“Como na maioria das síndromes genéticas, o tratamento é sintomático. Ou seja, se o paciente apresenta alteração cardíaca, nós tratamos o coração. Se o paciente apresenta malformação de membros, a gente trata essa malformação de membros. Se ele tiver problema gastrointestinal aquele problema. Não existe um remédio para Síndrome de Patau e não tem como a gente mudar todo o material genético de uma pessoa. Infelizmente, ainda não há um tratamento específico. Para o atraso de desenvolvimento, nós utilizamos a estimulação precoce e sempre buscamos melhorar a qualidade de vida daquela pessoa com a Síndrome de Patau.”

Você Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *