O YouTube e FitDance uniram forças para celebrar a estreia do breaking como modalidade esportiva nos jogos de Paris. A parceria busca criar conteúdos exclusivos e inovadores que enaltecem essa dança urbana, um dos pilares da cultura hip hop, e que agora ganha espaço no maior evento esportivo do mundo. A ação acontece entre julho e agosto e terá seu ponto alto no SuperDance, o maior evento digital da América Latina, agora renomeado como YouTube Super Dance Breaking Arena.
“Essa parceria surgiu de forma muito natural, pela própria história da FitDance,” disse Bruno Duarte, cofundador da FitDance. “Sempre tivemos o sonho de alavancar a dança e agora temos os jogos mundiais, onde o Breaking vai aparecer pela primeira vez como um esporte olímpico. Vimos o que aconteceu com o surfe há alguns anos, e o insight da oportunidade surgiu naturalmente a partir daí. Esse evento ultrapassa as barreiras do físico e do digital, oferecendo uma experiência única para entusiastas, dançarinos, coreógrafos e atletas, em uma grande oportunidade que se alinha à missão da empresa”.
“A gente gosta de levar a dança a outro patamar. Percebemos que o SuperDance vai trazer esse impacto que grandes eventos representam para uma comunidade, como a Comic Con, por exemplo. Então a FitDance virá em um grande evento, com uma grande estrutura, mostrando que a dança, além de ter uma audiência gigantesca no universo digital, também tem o poder de criar experiências fortes no ambiente físico”, completou Fábio Duarte, também cofundador da FitDance.
Victor Machado, representante do YouTube, destacou a missão da plataforma em desenvolver diversas modalidades esportivas. “Acreditamos que o breaking é a conexão de esporte, música, dança e arte urbana. E todos esses temas são temas relevantes no YouTube. Faz parte da nossa missão ajudar a desenvolver todas as modalidades esportivas na plataforma.”
O projeto ainda conta com um outro grande evento: o Esquenta SuperDance, que acontecerá em Moema, na cidade de São Paulo, oferecendo ativações em um espaço físico dedicado ao breaking. A estrutura inclui estúdios e uma cenografia especial para a captação de conteúdos de b-boys e b-girls, além de workshops de danças urbanas ministrados pelos maiores nomes da cena brasileira. Nos dias 13 e 14 de julho, o local sediará todas as seletivas e preparatórias para as batalhas que acontecerão no SuperDance, garantindo que os participantes estejam prontos para o grande evento.
Os conteúdos serão diversificados, incluindo podcasts, coreografias, batalhas e cobertura completa do evento, tudo hospedado no canal FitDance e Super Dance, além de canais de criadores de conteúdo dessa temática, alcançando mais de 16 milhões de inscritos nos canais. A proposta é não só celebrar o breaking, mas também destacar sua história e importância cultural. “A dança se popularizando ainda mais como uma modalidade esportiva, vai estimular as pessoas a praticarem os mais diversificados tipos de atividades e esportes. E, culturalmente, criamos um movimento ainda mais forte em prol do breaking”, comentou Fábio Duarte.
O projeto destaca a trajetória do atleta Leony Pinheiro, um dos grandes nomes no breaking. “Desde o começo do breaking na internet, o YouTube sempre nos apoiou, sendo a primeira grande plataforma a dar espaço para as visualizações das nossas atividades. Fazer um vídeo treinando ou dançando, registrando as competições de Breaking ou os primeiros passos da nova geração, se tornou parte do nosso dia a dia, da nossa rotina e é isso que fará com que a cada segundo de música e vídeo estejamos sempre conectados, breaking e YouTube”, afirmou Leony Pinheiro.
Esly Paiva, líder de pacotes e conexão com criadores do YouTube Brasil, ressaltou a importância da dança e da música para os brasileiros. “Sabemos que a dança e a música são paixões dos brasileiros e, na nossa área de Brand Solutions, traduzimos essas paixões em grandes projetos. Não seria diferente com o Super Dance Arena Breaking, que, além de abraçar a dança como um todo, tem uma lupa especial para a dança urbana e o breaking, afinal, é uma categoria estreante nos Jogos Olímpicos”.
Os números comprovam isso: 80%* das pessoas dizem usar o YouTube para se aprofundar nos assuntos que amam (*YouTube Brandcast Research, BR, 2023). “Vejo que o papel do YouTube é entregar conteúdo de qualidade para sua audiência. Sabemos que o comportamento do usuário, quando algo está acontecendo, é buscar informação. Tanto que, quando tivemos a estreia de surfe e skate nos Jogos Olímpicos, houve também um aumento significativo de interesse. Ou seja, esse projeto vai contribuir para atender esse aumento de demanda por informação relacionada ao breaking”, completou Esly. “A união entre o time FitDance e um atleta super representativo e b-boy do Brasil, como o Leony Pinheiro, para produção desses conteúdos vai extrapolar o ambiente digital e tangibilizar o breaking em dois eventos, sendo um deles um dos maiores eventos da América Latina, o Super Dance”.
O interesse pela atividade despertou também a atenção do Mercado Livre, que se uniu ao projeto como parceiro estratégico. “O Mercado Livre é um parceiro estratégico que tem feito muito conteúdo relevante. Quando eles viram o projeto se apaixonaram. A partir daí, conseguimos viabilizar essa importante parceria”, completou Esly Paiva. “Os jogos de Paris são uma oportunidade comercial relevante para o varejo, e o Mercado Livre entende isso”, disse Bruno Duarte.
Com esta iniciativa, o YouTube e a FitDance fomentam o esporte nos jogos mundiais de 2024, homenageando o breaking e contribuindo para o crescimento e reconhecimento dessa dança como um esporte de alta relevância cultural e competitiva. “Esse projeto é o começo de um novo movimento. Estamos com patrocinadores incríveis e esta é uma oportunidade para futuros projetos, onde iremos continuar investindo na dança”, concluiu Bruno Duarte.