Transplante de sobrancelha: entenda o que é, como fazer e para quem é indicado o procedimento

Transplante capilar não é novidade entre as intervenções estéticas mais feitas pelos homens, mas você já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Só que, nesse caso, o procedimento é mais comum no sexo feminino, e não no masculino.

Vamos aos dados: de acordo com o último levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS, na sigla em inglês), de 2022, esse tipo de procedimento representou 11% das cirurgias capilares realizadas em mulheres e 4% entre os homens, em todo o mundo. No Brasil, o panorama não é muito diferente.

Recentemente, esse tipo de transplante foi feito inclusive por famosas, como Aline Campos e Andressa Ferreira, mulher de Thammy Miranda. Para explicar como funciona o transplante de sobrancelhas e tirar todas as dúvidas, conversamos com o dermatologista Ricardo Mota, especialista em Tricologia.

O que é o transplante de sobrancelhas?

O transplante de sobrancelhas envolve a retirada de folículos capilares de uma área doadora para serem transplantados para a região das sobrancelhas e costuma ser indicado para pessoas que nasceram com falhas naturais, fizeram tatuagens ou micropigmentação que comprometeram o crescimento dos fios ou perderam parte ou todo o supercílio em decorrência de algum trauma — onde há cicatriz, por exemplo, não nascem mais os fios.

Transplante de sobrancelha: entenda o que é, como fazer e para quem é indicado o procedimento — Foto: Freepik

Transplante de sobrancelha: entenda o que é, como fazer e para quem é indicado o procedimento — Foto: Freepik

Como funciona a cirurgia?

No pré-operatório, o paciente passa por uma pré-avaliação diagnóstica para verificar suas sobrancelhas e a solução ideal para seu caso.

Para a realização da técnica, é retirada uma pequena quantidade de folículos com fio longo da região posterior do couro cabeludo, de modo que a área doadora não fique aparente. Em média, a cirurgia dura de quatro a seis horas e a anestesia é local e oral.

Tempo de recuperação

Na primeira semana após a cirurgia, o paciente deve evitar exposição ao sol, atividade físicas moderadas a intensas, fricção no local no momento de dormir e água ou vento quente na região, entre outros cuidados.

Após quatro a seis semanas, ocorre a queda dos fios transplantados em decorrência do ciclo de crescimento, quando estes são substituídos por fios novos e fortalecidos na região. O resultado definitivo só ocorre a partir do quarto mês após a cirurgia.

Vale frisar que, após o procedimento, os fios das sobrancelhas podem crescer de forma acelerada, como se ainda estivessem no couro cabeludo. Por isso, é preciso aparar os pelos a cada 15 dias para evitar que eles fiquem muito compridos, até que os pelos se adaptem e retornem ao ritmo de crescimento padrão.

Riscos e restrições

Segundo o médico, a cirurgia não possui sedação de risco ou qualquer invasão que cause risco iminente ao paciente. Os demais riscos são previamente avaliados por exames clínicos e análise cuidadosa do especialista.

Além disso, nem todos podem se submeter ao procedimento: as restrições são para pessoas que possuem doenças patológicas ativas no momento, gestantes e lactantes. Lembrando que os demais casos devem ser previamente avaliados.

Você Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *