No Brasil, o verão é sinônimo de sol, calor e dias mais longos – de preferência, à beira-mar, em parques ou na piscina. É também o momento em que a relação com o próprio corpo ganha ainda mais protagonismo, com roupas leves e pele à mostra. Para muitas mulheres, essa combinação pode aumentar os níveis de comparação e pressão estética. Durante o Rennova® Summer Summit – evento realizado por uma das marcas líderes no mercado de beleza estética com injetáveis – foram apresentadas as principais dicas de cuidado para quem quer chegar à estação mais esperada do ano realmente preparada.
No painel “Viva a beleza do tempo: Rennove-se”, a atriz Deborah Secco refletiu sobre a importância de poder decidir, de forma consciente, como desejamos atravessar cada fase. “Sou uma mulher de 45 anos. Nos últimos 15 comecei a pensar em como envelhecer na minha melhor versão, como eu desejava estar aos 45 e como desejo ser aos 55. Hoje temos muitas possibilidades. Sempre quis ter o poder da escolha e decidir como envelhecer”, contou. Para ela, esse processo não se limitou à estética: foi um ponto de partida para transformar hábitos e reencontrar o prazer de se cuidar. “Estava há dez anos sem treinar, mas depois de realizar procedimentos estéticos com Rennova® EllevaX no bumbum, me olhei no espelho e gostei do que vi. Então, voltei a treinar e a me alimentar melhor”, contou a embaixadora da Rennova®.
Deborah Secco completou sua fala contando que não se sentia bonita em parte da vida: “Só comecei a me gostar quando aprendi a ver beleza nas minhas particularidades”. A atriz lembrou que esse reconhecimento não aconteceu de um dia para o outro: ele foi fruto da consistência nos cuidados diários que teve com seu corpo e no poder da escolha de ser sua melhor versão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2025/C/q/a8zvccRJCYMYBUmNblrg/image4.png)
Autenticidade como tendência da estação
No segundo painel, “Verão com confiança: abraçando o próprio corpo”, os especialistas que subiram ao palco enfatizaram como os procedimentos estéticos, quando bem usados, são capazes de gerar resultados naturais e sustentáveis. “Acredito que a pessoa mais poderosa é a que tem autoestima. Para isso, precisamos buscar formas de melhorar o que não nos satisfaz — não para transformar ou se comparar, mas para respeitar nossa genética e realçar o que temos de melhor”, disse a influenciadora Ana Paula Siebert.
Em seguida, a cirurgiã-dentista Beatriz Leal destacou um mito que deve ser deixado para trás quando se pensa em procedimentos estéticos: “Um dos mitos que mais ouço é quanto aos preenchedores faciais e o exagero. A busca por naturalidade é possível e desejável. Naturalidade não é ausência de procedimento, mas sim procedimentos bem-feitos”. No palco, a influenciadora Vanessa Lopes revelou que aposta em procedimentos como Rennova® Diamond Intense no rosto e nos produtos Rennova® Care — nova marca de dermocosméticos e maquiagem da Rennova®: “As pessoas falam: ‘você fez alguma coisa no rosto, mas não sei o quê’. Eu gosto disso: as pessoas percebem que você melhorou, mas não é óbvio que fez um procedimento”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2025/P/F/AOWo1rRFOqufXfAHq9Hw/image3.png)
High-tech: a tecnologia como inovação
A revolução tecnológica, que mudou os contornos da área de procedimentos estéticos, assim como os resultados de rostos e corpos – cada vez mais personalizados e naturais – foi o tema do terceiro painel do dia, “A era da beleza high-tech”, que reforçou o uso da tecnologia como aliada à ciência e a inovação nos principais cuidados e procedimentos para o verão.
Se, para as pacientes, a tecnologia trouxe praticidade, para os profissionais ela transformou a forma de tratar. É o que observa a biomédica Lari Venâncio: “Antes, eu era muito focada em injetáveis e não via tanto valor na tecnologia, mas vi como ela potencializa os resultados. Hoje combinamos injetáveis com tecnologia para alcançar naturalidade, tempo de recuperação curto e evitamos procedimentos mais agressivos. Tanto no rosto quanto no corpo, conseguimos tratar flacidez e gordura localizada de forma minimamente invasiva”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2025/y/H/AjKkJAQ2eTHgYJKe69dw/image6.png)
O odontólogo Bruno Bastos assinou embaixo. “A tecnologia nos permite trabalhar em camadas de forma menos invasiva. Conseguimos tratar profundamente, com lifting, melhorando a qualidade da pele sem agressões. Na mesma direção, a cirurgiã-dentista Cindy Alves ressaltou a importância de construir um diálogo com os pacientes a partir da escuta ativa e do respeito às individualidades. Para ela, autenticidade é a palavra-chave. “É muito bom ter um leque tão grande de tecnologias para entregar procedimentos individualizados e combinações de procedimentos que permitem tratar cada aspecto de maneira personalizada”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2025/h/U/fVIAzJSCGuLXYC3xBFKA/image5.png)
O resultado é a naturalidade”. A busca por visuais mais naturais também levou a mudanças importantes nos consultórios, como destacou o biomédico Gabriel Magalhães: “Antes o paciente chegava com uma foto de referência. Hoje ele pergunta: ‘qual é a minha melhor versão?’. Isso só foi possível porque a tecnologia evoluiu. Agora, cada rosto e cada corpo podem ser tratados de forma individualizada, proporcionando um resultado mais suave e natural.”
Ana Paula Siebert ainda lembrou que os tratamentos com equipamentos para procedimentos estéticos eram muito mais agressivos: “Antes, eu saía vermelha, machucada, e para quem trabalha com imagem isso era complexo. Agora, em dois dias posso voltar a uma campanha com fotos e vídeo sem problema”. O cirurgião-dentista Israel Melo confirmou: “Alguns equipamentos permitem que, em menos de 24 horas, o paciente retome a rotina. Isso é essencial no verão, quando temos sol, praia e piscina. Com autocuidado, hidratação e proteção solar, é possível ter as duas coisas: lazer e estética.”
Cuidados além das clínicas
Apesar de todos os avanços tecnológicos, os especialistas foram unânimes em dizer que é ingênuo esperar bons resultados a partir de procedimentos estéticos de uma hora para outra e sem manter uma rotina equilibrada. A farmacêutica esteta Thais Valentim reforçou que hábitos cotidianos têm impacto direto na aparência: “Não adianta só tratar no consultório. Água, alimentação e suplementos fazem diferença até na durabilidade do preenchimento com ácido hialurônico. Manter o corpo saudável é indispensável para uma pele bonita e viçosa”.
Para finalizar, a atriz Deborah Secco contou que faz muitos procedimentos, mas sem perder a sua essência. “A virada acontece quando entendemos que ser a nossa melhor versão nos potencializa em todas as áreas da vida. Quando gosto mais de mim, consigo ser melhor em tudo: como mãe, amiga, profissional”, concluiu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2025/y/6/dcA10lQiyjFtPrQDodig/image1.png)




