Quais são as principais tendências de marketing

Um apanhado geral: o que está vindo por aí?

Em tempos modernos e corridos, em que a internet promove uma mudança constante, como é possível prever as transformações que vão de fato se estabilizar e impactar o cenário, ao invés de simplesmente sumirem depois de um tempo?

Apesar de serem muito diferentes entre si, as tendências de marketing possuem algo em comum: todas elas envolvem a adaptação ao ritmo corrido e disruptivo da vida, respeitando e conectando as pessoas e os ambientes.

Parece complicado, mas não é! Para viralizar em 2023, uma tendência de marketing deve ser fácil de usar e aumentar o seu tempo livre ao invés de diminuí-lo. Além disso, é preciso pensar no coletivo, acolhendo as diferentes realidades das pessoas e dos lugares que nos cercam.

Entenda melhor com a nossa lista de dez principais tendências de marketing para 2023:

1. Inteligência artificial

É praticamente impossível fazer um artigo sobre tendências de marketing sem citar a explosão da inteligência artificial no mercado. Apesar de não ser novidade – a primeira versão de inteligência artificial foi desenvolvida ainda nos anos 50 -, essa tendência teve um avanço significativo nos últimos anos, principalmente em termos de automação.

Plataformas como o Chat GPT possuem uma altíssima capacidade de entrega de respostas e conteúdos, incluindo o potencial de interpretar pedidos específicos como “crie uma lista de documentos que eu preciso separar para criar minha empresa”.

Para o marketing, isso é extremamente estratégico. Afinal, é possível contar com a ajuda da ferramenta para criar ou reformular táticas para aumentar o seu alcance. Apesar de não eliminar a demanda de profissionais de marketing, a inteligência artificial é de grande ajuda para ter insights e tirar dúvidas.

2. Experiências multicanal:

Imagine que você quer tirar uma dúvida com uma empresa. Você entra no Instagram dela e, para ter contato com eles, precisa acessar um link na bio e entrar no site institucional. Dali, precisa mandar um e-mail para se mostrar interessado e só então você terá um canal direto de comunicação.

Até fazer tudo isso, você provavelmente vai se frustrar e desistir. As experiências multicanal são justamente uma solução para esse dilema. Com elas, você cria uma jornada integrada em que todos os formatos de mídia conversam entre si para gerar melhores resultados.

Vale, inclusive, conectar lojas físicas e lojas virtuais para potencializar as experiências de compra. Essa é uma das principais tendências hoje e para os próximos anos, justamente por se encaixar no perfil de fluidez e consciência.

3. Conteúdo gerado por usuários:

As pessoas não querem mais saber de anúncios engessados e padrões. Elas querem verdade e identificação. Elas querem saber o que cada cliente está dizendo sobre um produto e quais foram os impactos gerados.

Dos comentários e avaliações até os Stories compartilhados nas redes sociais, investir em conteúdo gerado por usuários é uma das estratégias de marketing mais inteligentes que você pode ter, justamente por ser gratuita e muito eficiente.

4. Influenciadores digitais:

É lógico que eles estão na nossa lista de tendências de marketing! Os influenciadores digitais oferecem um alcance excepcional e utilizam o marketing de influência como gatilho para fortalecer a imagem de marcas e/ou produtos online.

Basicamente, é reconfortante saber que uma pessoa que você acompanha usa o mesmo produto ou serviço que você. Todos adoram essa sensação de pertencimento e é por isso que esse recurso é tão promissor.

5. Realidade aumentada:

Você pode passar horas falando sobre a experiência de morar em um imóvel, visitar um local e até mesmo participar de um esporte. Mas acredite: nem mesmo a descrição mais perfeita é capaz de trazer uma vivência tão realista quanto uma realidade aumentada.

Simples de usar, divertida e uma ótima maneira para quebrar o gelo: esse recurso tem se tornado essencial para empresas que estão trabalhando na otimização da gestão de relacionamento com clientes (também conhecida como CRM), justamente por permitir que eles mergulhem na proposta que você está oferecendo e se encantem em um novo nível.

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