Nova rainha de bateria da Águia de Ouro é escritora, vice-presidente de empresa e lutou contra câncer

A Águia de Ouro tem uma nova integrante à frente de sua bateria: Renata Spallicci. No dia 4 de agosto, domingo, ela vai ser coroada como rainha de bateria da escola de samba de São Paulo em uma cerimônia especial na quadra da agremiação. No carnaval paulistano, ela tem passagens pela Acadêmicos do Tatuapé, como musa em 2019, e pela Barroca Zona Sul, como rainha de bateria até 2022. Ano passado, Renata precisou se afastar do desfile por conta de um câncer de intestino e agora, curada, voltou.

“Minha paixão pelo carnaval é desde criança, mas parecia um mundo distante para mim. Foi apenas em 2015, ao competir no fisiculturismo e confeccionar meus trajes em ateliês especializados no carnaval, que tive meu primeiro contato. Em 2019, tive a alegria de me tornar musa da Acadêmicos do Tatuapé. Posteriormente, ser convidada para ser rainha de bateria da Barroca da Zona Sul. Retornar ao carnaval, curada e aliviada, após superar inúmeros desafios de saúde e pessoais, é uma vitória, gratidão e alegria. Cada batida da Batucada da Pompeia, cada sorriso da comunidade, representa a renovação da minha vida e a celebração de um sonho realizado.”

“Estou muito honrada e emocionada por me tornar a rainha de bateria da Águia de Ouro. É um privilégio fazer parte desta comunidade tão apaixonada e dedicada. Prometo honrar nosso pavilhão e trazer muita energia e amor para o nosso Carnaval!”, declarou Renata.

Renata Spallicci é a nova rainha de bateria da Águia de Ouro — Foto: Jeff Porto

Renata Spallicci é a nova rainha de bateria da Águia de Ouro — Foto: Jeff Porto

Luta contra o câncer

Renata descobriu um câncer de intestino em 2023 durante exames de rotina. Ela ficou internada por 11 dias após entrar no hospital para fazer uma colonoscopia e uma endoscopia. Agora, em agosto, completa um ano desde o maior susto de sua vida.

“Durante todo o processo, abracei os aprendizados. Minha fé me dizia que havia um propósito para estar enfrentando tudo aquilo e que deveria sair diferente dessa experiência. E sim, saí muito mudada. Resgatei valores, revi muitas coisas na minha vida e agora estou celebrando um ano de cura com um sentimento de renovação e gratidão.”

Renata Spallicci lutou contra um câncer de intestino — Foto: Reprodução/Instagram

Renata Spallicci lutou contra um câncer de intestino — Foto: Reprodução/Instagram

Vice-presidente de uma farmacêutica, empresária e escritora

Aos 42 anos, Renata tem muita história para contar. Atualmente, além do posto de rainha de bateria que ocupa no carnaval, ela é vice-presidente de uma grande farmacêutica, empresa fundada pelos avós há mais de 50 anos. Formada em engenharia química, a influenciadora trabalha na empresa desde 2003.

“Comecei no almoxarifado, carregando caixas, e passei por todos os setores da empresa. Isso mostrou que conquistei cada cargo com dedicação e entregas relevantes para a empresa”, contou.

Renata Spallicci é formada em Engenharia Química — Foto: Jeff Porto

Renata Spallicci é formada em Engenharia Química — Foto: Jeff Porto

Como concilia os ensaios da agremiação com a agenda de trabalho, a influenciadora responde:

“A maturidade e o autoconhecimento me ensinaram que, para me sentir completa, preciso dar vazão aos meus talentos e paixões. A vida é curta demais para abrir mão dos nossos sonhos. Minha agenda é milimetricamente planejada e conto com uma equipe para me auxiliar. Essa organização rigorosa me permite equilibrar as responsabilidades profissionais com a paixão pelo carnaval”, afirmou.

Como escritora possui três livros publicados, sendo que dois se tornaram best-sellers. Além disso, ela também tem um podcast, blog, dá palestras e mentorias.

“Escrever é uma das minhas maiores paixões, e decidi investir na minha carreira de escritora com a meta pessoal de escrever um livro por ano. O próximo lançamento será em outubro juntamente com uma plataforma de desenvolvimento profissional, o que o torna ainda mais especial. Sinto que estou amadurecendo como escritora, e minhas obras estão ficando cada vez mais significativas. Cada novo livro representa uma parte importante da minha jornada”, explicou.

Renata Spallicci fala do preconceito que sofreu quando decidiu desfilar no carnaval — Foto: Jeff Porto

Renata Spallicci fala do preconceito que sofreu quando decidiu desfilar no carnaval — Foto: Jeff Porto

Preconceito

Uma mulher bem-sucedida e determinada: essa é a Renata. Apesar disso, ela teve muita força para enfrentar olhares preconceituosos quando decidiu competir no fisiculturismo e desfilar no carnaval.

“Enfrentei preconceito, especialmente no início da minha jornada no carnaval. Comecei a competir no fisiculturismo aos 34 anos, uma idade considerada avançada para iniciar nesse esporte. Minha mãe, preocupada, me chamou para uma conversa e disse: ‘Filha, você tem uma carreira consolidada, é respeitada. Por que vai se envolver com competições? Será que isso não vai te prejudicar?’. Respondi que precisava viver essa experiência. Foi então que ela olhou firme e disse: ‘Então seja forte, pois no começo vão te julgar, mas depois vão te aplaudir.’ E foi exatamente o que aconteceu. Muitos me viam como um elemento estranho, mas quando comecei a ganhar títulos, meus colegas de trabalho, clientes e até meus concorrentes passaram a acompanhar e torcer por mim. No carnaval, sinto que foi a mesma coisa. Hoje, na Águia de Ouro, todos estão muito felizes por mim, torcendo e estarão em massa na minha coroação!”

Renata Spallicci — Foto: Jeff Porto

Renata Spallicci — Foto: Jeff Porto

Fisiculturismo

Antes de se tornar musa e rainha de bateria no carnaval, Renata competiu no fisiculturismo por seis anos e conquistou seis títulos, ficando em quinto lugar no mundial da sua categoria.

“Não descarto a possibilidade de voltar às competições. No entanto, atualmente, não está nos meus planos. Tenho outras prioridades: o carnaval é uma delas, consolidar minha carreira de escritora, investir no meu desenvolvimento profissional. Hoje, treino por paixão. Não me vejo sem a musculação, pois é fundamental para recuperar a forma física que tinha como atleta e foi impactada por tantos desafios de saúde”, afirmou.

Renata Spallicci quando competia no fisuculturismo — Foto: Reprodução/Instagram

Renata Spallicci quando competia no fisuculturismo — Foto: Reprodução/Instagram

Orgulho de sua trajetória

Na vida pessoal, Renata foi casada, se divorciou há dois meses, e é mãe de 30 pets. Ela tem muito orgulho da história que construiu e ainda sonha em conquistar mais.

“Ainda há muitas coisas que quero realizar. Quando olho para trás, confesso que tenho muito orgulho do que já conquistei e de como, através do autoconhecimento, me permiti viver o que queria, independentemente dos julgamentos. A Renata de 20 anos teria muito orgulho da Renata de 42. A jornada continua, e meus sonhos e objetivos são combustível para seguir em frente, sempre buscando novas conquistas e vivendo intensamente cada momento”, finalizou.

Renata Spallicci — Foto: Reprodução/Instagram

Renata Spallicci — Foto: Reprodução/Instagram

Você Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *