Helô Rocha assina coleção de fim de ano para a Riachuelo

Em tempo para as festividades de fim de ano, a Riachuelo anuncia uma coleção assinada por Helô Rocha. A maior colaboração da varejista brasileira em 2025, com mais de 140 peças, marca também a estreia da estilista na moda casa — em uma linha que abrange vestuário masculino e feminino, homewear e acessórios que incluem sapatos, bolsas e bijoux. A collab será lançada no dia 2 de dezembro, com um desfile em modelo see-now-buy-now.

“Criamos desde vestidos de renda que você pode usar na praia, em uma festa ou em um casamento, até jeans e itens mais casuais. São peças realmente atemporais e super fáceis de misturar entre si”, diz Helô.

Helô Rocha e Riachuelo — Foto: Divulgação
Helô Rocha e Riachuelo — Foto: Divulgação

A coleção traz o trabalho artesanal das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no Rio Grande do Norte, através da iniciativa de impacto social do Instituto Riachuelo, criado em 2021 e que já impactou mais de 4 mil pessoas e 80 bordadeiras do Seridó. Em abril deste ano, a Riachuelo também trouxe a parceria com as bordadeiras em uma colaboração com a Misci e lançou recentemente uma colaboração com Alexandre Pavão.

Agora, o trabalho artesanal, também tão característico de Helô (que foi criada no Rio Grande do Norte e cuja família materna é da mesma região) ganha força e capilaridade, aliado a escalabilidade da Riachuelo. “Tem sido uma honra nos colocarmos como essa plataforma e usar nosso tamanho e capilaridade para que o trabalho de mais artistas e criadores autorais brasileiros cheguem a mais pessoas, no Brasil inteiro” conta Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo.

Parte das peças foi bordada pelas próprias artesãs de Timbaúba, enquanto outras traduzem a expertise técnica destas artistas, especialmente de Patinha, parceira de longa data de Helô e uma das mentes criativas por trás dos desenhos dos bordados e rendas produzidas pelas máquinas. “Gosto de ressaltar que as artesãs não são apenas executoras de bordado, são criadoras de uma estética única e característica”, afirma Helô. “O trabalho artesanal é realmente um luxo — e, com essa coleção, conseguimos torná-lo um pouco mais acessível.”

Helô Rocha e Riachuelo — Foto: Divulgação

As peças vão do jeans às regatas e camisetas com a assinatura da estilista, passando por vestidos de festa elaborados com patchwork de rendas, misturas de técnicas de bordado e reedições de modelagens clássicas de He. Já no segmento homewear, primeira vez de Helô no ramo, a linha inclui jogos de cama, mesa, toalhas e almofadas bordadas.

Helô tem uma relação pessoal com a Riachuelo: seu tio-avô e padrinho é Nevaldo Rocha, fundador do grupo. Apesar de nunca ter escondido o laço familiar, a estilista construiu sua trajetória de forma independente, voltada à moda artesanal e de produção sob demanda. Hoje, sua marca homônima funciona no formato de ateliê. Por isso, a colaboração com a Riachuelo chega, segundo ela, “no momento ideal” — ainda que a estilista tenha participado de uma coleção cápsula da varejista em 2013, “meu avô passou a vida inteira trabalhando na fábrica, enfim. É uma relação familiar, mas eu acho que tinha um momento certo para acontecer, e chegou a hora de unirmos essas forças”, conclui. Cathyelle completa: “A Riachuelo é uma marca brasileira que tem quase 80 anos e que sempre olhou para o Brasil nesse lugar dessa potência criativa com todos os talentos que temos no nosso país. São mais de 70 colaborações na nossa história. Isso estava adormecido e o que estamos fazendo agora é um recomeço que celebra as nossas histórias, a nossa verdade, as nossas raízes.”

Você Pode Gostar