Como parte do coquetel de lançamento da segunda edição do Brasília Design Week, o estilista manauara Maurício Duarte apresentou a coleção Piracema, nessa quarta-feira (3/7). O Museu Nacional da República foi o espaço escolhido para a desfile que chamou a atenção do público.
Vem conferir!
Ao todo, foram apresentados 15 looks sob o céu do “quadradinho”. Para a confecção da coleção, Maurício Duarte trabalhou com materiais como malhadeira, matapi, karuri (armadilhas para peixes), sementes da região de Igapó e escamas de pirarucu.
O estilista explica que o nome da coleção é derivado do tupi-guarani e significa “subida do peixe”. As peças apresentadas na abertura da segunda edição do Brasília Design Week foram lançadas anteriormente no São Paulo Fashion Week N57, em abril deste ano.
“Acho que envolver a moda com o design é o caminho que desejo para o meu trabalho. Não quero que a roupa seja vista em uma passarela, mas fazendo parte de um movimento de arte”, conta Duarte, em entrevista à coluna.
O compilado foi criado em colaboração com artesãos e associações indígenas de Manaus e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. De acordo com o diretor criativo, todo o processo, desde a colheita das matéria-prima até a produção, tiveram sua participação.
Maurício Duarte
Indígena do povo Kaixana, Maurício Duarte vive uma ascensão na moda nacional. Destaque por vestir personalidades, como a primeira-dama Janja Silva, o designer é defensor do trabalho ancestral e autoral no segmento fashion.
Neste ano, o estilista promete alcançar novas oportunidades. De acordo com o portal GPS Lifetime, Maurício Duarte revelará um segundo drop da coleção Piracema com um desfile em Nova York, nos Estados Unidos.
A segunda edição do Brasília Design Week será realizada até 11 de julho em vários pontos da cidade, mas principalmente no Museu Nacional da República.