A empresária Quezia Querem Marsola, de Santo André (SP), começou a desenhar roupas aos 13 anos. Criada em um lar cristão, ela queria peças que tivessem mais a sua personalidade, mas sem fugir dos preceitos da igreja evangélica.
“Quando eu era criança e adolescente, eu não gostava das roupas que a gente tinha”, conta. “Primeiro, por conta da modelagem. Segundo que nós éramos meninas, mas aquelas peças nos envelheciam muito. Nós éramos julgadas como bregas.”
No início, Quezia desenhava os modelos e a avó dela costurava. Depois, veio a ideia de montar uma loja de roupas do segmento, moderna e acessível.
Quezia investiu R$ 3.500 na empresa, mas acabou cometendo um erro de principiante: vender fiado. “Nós vendemos todas as nossas peças e ficamos sem capital de giro, então a solução foi vender um carro para injetar na marca”, relata.
Com um estilo romântico e causal, hoje, a empresa possui peças que vestem do tamanho 36 ao 54 e não atende só mulheres evangélicas. O faturamento mensal é de R$ 120 mil.
“Nós atendemos muito o setor executivo porque a mulher que trabalha fora, independentemente de credo, vai usar essa roupa modesta para trabalhar”, diz Quezia.
Aproximadamente 31% dos brasileiros são evangélicos, segundo o IBGE. São cerca de 60 milhões de pessoas, consumidoras de um mercado que movimenta mais de R$ 20 bilhões por ano.
E, dentro dessa comunidade, os fiéis usam diferentes estilos de roupa. Algumas mulheres só usam saia, enquanto outras vestem calça, cropped e regata.
Em São Paulo (SP), a marca da Camila Ortiz e do Wander Cordeiro, um casal evangélico, possui peças variadas, mas num estilo sofisticado e comportado.
“A gente quis, através da nossa marca, trazer Deus do início do dia da mulher até o final do dia, e com as peças refletindo essa simplicidade e, ao mesmo tempo, essa conexão com Deus”, conta Camila.
Numa das linhas da marca, a maioria das peças tem tons claros. A ideia nasceu de um versículo da Bíblia, Eclesiastes 9:8, que diz: “Estejas sempre vestido com roupas brancas”.
Outra inovação na loja da Camila são os provadores. Em cada um deles, tem um tablet no qual a cliente pode selecionar uma carinha que demonstra o tipo de humor dela naquela hora.
Com base no sentimento escolhido, o tablet toca a playlist de canções gospel mais adequada, enquanto a cliente prova os modelos.
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