O bob continua rendendo novas versões, e agora os holofotes da beleza internacional estão voltados para o corte “Linha A”. Apontado por cabeleireiros como o possível “novo lob”, o estilo vem ganhando força justamente por unir o melhor dos dois mundos: a praticidade dos fios mais curtos com a sofisticação de um comprimento alongado na frente.
O que é o corte ‘Linha A’?
Segundo Michelle Feliciano, do S Studios no Rio de Janeiro, o corte segue a mesma lógica de uma saia em “A”: mais curto atrás e levemente alongado na frente. “Esse formato cria uma silhueta elegante e angular, que dá a ilusão de comprimento ao redor do rosto sem o peso de um cabelo longo”, explica, citando que o visual pode ser personalizado com ou sem franja, com ângulo mais sutil ou dramático, além da possibilidade de incluir camadas para ajustar ao tipo de cabelo.
Embora possa parecer semelhante, o bob em linha A não deve ser confundido com o bob graduado. Michelle aponta que a principal diferença está no acabamento: “O corte em ‘Linha A’ possuí linhas limpas, com foco no contorno e pouca ou nenhuma graduação na parte de trás. O efeito é mais polido e moderno. Já o graduado incorpora camadas internas que criam volume arredondado e sustentação no topo da cabeça”.
A cabeleireira explica que, em casos com cabelos finos, os fios ganham corpo graças à leve elevação na parte de trás. Já os cabelos grossos, podem exigir camadas internas para reduzir o volume, mas também se adaptam bem. “Cabelos cacheados ou crespos tendem a suavizar o formato angular, a menos que sejam estilizados lisos ou em ondas”, acrescenta.
Como estilizar o corte em cada tipo de cabelo?
O corte permite tanto produções elegantes quanto versões despojadas. Em casos de cabelos lisos, Michelle indica “secagem com escova arredondada, chapinha suave nas pontas e finalização com sérum e spray de brilho”. Já para quem tem cabelo ondulado e busca um visual texturizado e moderno, ondas leves feitas com modelador e spray de sal. “Esses produtos vão ajudar a realçar movimento. Para finalizar, uma pomada para definir as pontas”, indica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_51f0194726ca4cae994c33379977582d/internal_photos/bs/2025/c/A/coavKITkyAqfB52PgQTA/gettyimages-886902608.jpg)
Embora o corte seja pensado para linhas retas, o corte também pode funcionar nas cacheadas. “O segredo é trabalhar camadas discretas para controlar o volume sem perder a forma angular”, explica a cabeleireira, ensinando como estilizar: “defina os cachos com creme de pentear, aplique leave-in hidratante para manter definição e finalize com difusor para dar leveza ao comprimento. Após secagem, aplique o óleo capilar para reduzir o frizz nas pontas”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_51f0194726ca4cae994c33379977582d/internal_photos/bs/2025/3/o/GQVZ7PQBykR36WmDxfuQ/whatsapp-image-2025-08-22-at-17.54.49-1-.jpeg)
No fio crespo, um truque para valorizar a angulação do corte e abrir os cachos é usar twist-outs. “Neste penteado, o cabelo é dividido em mechas e torcido, para depois ser desenrolado, criando cachos definidos, ondas e volume. Alguns produtos que vão ajudar a construir este look são manteiga capilar para nutrição intensa, gel modelador para fixação das mechas e spray hidratante para manter o viço durante o dia”, finaliza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_51f0194726ca4cae994c33379977582d/internal_photos/bs/2025/F/Q/RMPsTDSfW05gU7FBB9nw/ok-girl-i-see-you-short-chops-for-the-win-this-season-curlycut-curly-curl-curls.jpg)