Na reta final, a Olímpiada de Paris mobilizou a mídia e as conversas do público brasileiro nas últimas duas semanas. Além das disputas por medalhas e do desempenho dos atletas que colocaram seu nome na história do esporte nacional, os brasileiros também ficaram de olho nas marcas que aproveitam para aparecer em meio à maior competição esportiva do planeta.
O Datafolha questionou os brasileiros a respeito de quais marcas eles se lembram de terem visto ao longo das transmissões dos Jogos Olímpicos. A marca mais mencionada, com 57% das citações, foi a Coca-Cola, patrocinadora histórica do Comitê Olímpico Internacional (COI) e dos Jogos de Paris, de acordo com o estudo, cujos dados são revelados em primeira mão por Volph
A medalha de Prata ficou com a Vivo, patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, e que vem aproveitando os Jogos para exibir campanhas em que convoca a torcida dos brasileiros. A operadora de telefonia recebeu 40% das citações.
Já o Bronze, também com 40% das citações, ficou com a Samsung, outra patrocinadora do COI e que ganhou destaque ao longo dos dias da competição por, entre outras ações, oferecer um smartphone para que os campeões Olímpicos façam selfies com as medalhas, diretamente do pódio.
Veja, abaixo, as marcas que os brasileiros mais citaram como as mais lembradas ao longo dos Jogos de Paris e seu respectivo percentual de citações:
Coca-Cola – 57%
Vivo – 40%
Samsung – 40%
Havaianas – 34%
Visa – 27%
Toyota – 24%
Corona – 14%
Panasonic – 11%
Azul – 9%
P&G – 7%
Estácio – 6%
Medley – 5%
Ômega – 5%
Allianz – 4%
Bridgestone – 4%
XP – 3%
Airbnb – 3%
Alibaba – 1%
Outras respostas 1%
Para a pesquisa, o Datafolha ouviu 1.274 brasileiros, a partir de 16 anos, sendo 64% da amostra formada por homens e 36% por mulheres. As entrevistas foram realizadas com pessoas de todas as regiões do País, entre os dias 5 e 8 de agosto.
Para essa pergunta, o Datafolha deu aos entrevistados uma lista de marcas que são patrocinadoras do COI e do COB e que estejam, de forma oficial, associadas à Olímpiada.
Associação espontânea à Olímpiada
Além da pesquisa estimulada, o Datafolha também procurou ouvir, que forma espontânea, quais são as marcas mais associadas à Olimpíada. Nessa parte do questionário, os entrevistados poderiam citar qualquer marca.
E a marca mais associada aos Jogos Olímpicos de Paris, de acordo com a pesquisa, é a Nike, que não é patrocinadora oficial do evento. A empresa de materiais esportivos aparece, de forma espontânea, como a mais associada aos Jogos da capital francesa, com 26% das citações.
Caso semelhante acontece com a Adidas, a segunda marca mais citada na pesquisa espontânea, que recebeu 24% das menções. Apenas na terceira posição, entre as marcas citadas espontaneamente, aparece uma patrocinadora oficial do evento: a Coca-Cola, com 21% das citações.
Veja, abaixo, a lista das marcas mais espontaneamente associadas aos Jogos Olímpicos de Paris, segundo o Datafolha:
Nike – 26%
Adidas – 24%
Coca-Cola – 21%
Havaianas – 9%
Olympikus – 7%
Samsung 7%
Vivo – 7%
Corona – 5%
Banco do Brasil, Toyota, Panasonic, Puma, Visa e Penalty – 3%
Heineken, Azul, Allianz, Itaú, Claro, Caixa Econômica Federal, Rede Globo e Riachuelo – 2%
Renner, Brahma, Airbnb, P&G e Medley – 1%
Os atletas de destaque nos Jogos Olímpicos de Paris
O Datafolha também perguntou aos entrevistados quais são os atletas olímpicos do Brasil que mais se destacaram nesses Jogos de Paris. Em primeiro lugar ficou aquela que, em Paris, tornou-se a maior atleta olímpica do País: Rebeca Andrade.
A ginasta brasileira recebeu 67% das citações na questão sobre o atleta de maior destaque nos Jogos. Nessa pergunta, os entrevistados puderam citar diversos esportistas participantes dos Jogos.
Depois de Rebeca Andrade, o atleta de maior destaque citado pelos entrevistados pela pesquisa foi William Lima, vencedor da medalha de Prata no judô. William recebeu 17% das citações.
Também medalhista (vencedor do Bronze no surf), Gabriel Medina recebeu 12% das citações. Rayssa Leal (10%); Flavia Saraiva e Jade Barbosa (2% cada). Rafaela Silva, Hugo Calderano e Marta (1% cada) completam a lista dos mais citados. Outros atletas contabilizaram 30% das citações.