As Olimpíadas e a educação

Vivemos dias empolgantes e inesquecíveis durante os jogos olímpicos de Paris nas últimas semanas. Vimos atletas de todo o mundo dando tudo de si para conquistar a tão sonhada medalha de ouro. Só de participar de uma olimpíada já é um grande feito, mas uma vez lá, todos querem sair com uma medalha no peito.


Esses atletas têm objetivos claros e bem definidos e precisam de muita dedicação, foco, esforço e disciplina para conquistarem títulos e medalhas.
Assistimos a um show de superação, garra, suor, lágrimas e muitos sorrisos satisfeitos pelos feitos alcançados, mesmo sem a tão sonhada medalha.

Essa situação específica, me faz refletir sobre o que de fato significa vencer. Será que só o ouro tem valor? Ficar em segundo lugar não vale? Terceiro, então, é um fracasso? Será? Será mesmo?
Muitos atletas foram para as Olimpíadas e essa por si só já é uma mega conquista. Para conseguirem uma vaga, abriram mão de muita coisa e se dedicaram quase que exclusivamente a treinos exaustivos. Será que voltar para casa sem medalha significa que fracassaram? Eu não vejo assim. Muito pelo contrário.

Entendo que o valor está muito mais no esforço do que no resultado em si. Ganhar uma medalha é sensacional e todo atleta almeja a sua, mas a questão que quero salientar é que não apenas o primeiro lugar, que não é apenas a medalha de ouro que vale e diz o quanto um atleta é bom. Absolutamente, não! Estar entre os 10 melhores do mundo é surreal de bom!!


Eu, como educadora e lidando com crianças há mais de 20 anos, consigo ver semelhanças na realidade dos atletas e a dos alunos com quem convivi ao longo desses anos.
É possível observar a diferença naqueles que são valorizados pelo esforço daqueles que são valorizados pelo resultado. Uns são incentivados a darem o seu melhor, se dedicarem, se esforçarem e são avaliados no processo mais do que no resultado, enquanto outros são apenas avaliadas pelo resultado final e cobrados por isso.

Enquanto os alunos do primeiro grupo são elogiados pelo esforço e dedicação, mesmo não tirando a nota mais alta, os do segundo grupo são apenas valorizadas quando tiram a nota mais alta. Infelizmente, essa pressão pelo 10 e por ser o melhor aluno causa estresse, ansiedade e insegurança, pois a criança passa a ter medo de se arriscar e tentar algo novo com o medo da reprovação dos pais ou professores quanto ao resultado.

Portanto, minha reflexão, está no que realmente devemos valorizar. Apenas a nota 10? Apenas a medalha de ouro? As Olimpíadas estão aí para provar que nem só de ouro vive um atleta e nem só de 10 se faz um bom aluno.

Por: Thaís Massa Simas

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