Após um fim de semana com queda nas temperaturas, o tempo volta a esquentar ao longo desta semana em boa parte do Sul e do Sudeste.
De acordo com a Climatempo, a massa de ar frio deve se afastar no Brasil nos próximos dias, o que deve permitir a elevação dos termômetros.
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que o clima deve ser bem característico de outono nesta semana, principalmente nos estados do Sul e em São Paulo.
“Boa parte da semana ainda vai ter uma carinha de outono, com manhãs e noites mais frias e tardes mais quentes. A temperatura vai ficar mais amena, mas não chega a fazer um calorão”, detalha.
Apesar da previsão de dias um pouco mais quentes nessa semana, a frente fria dos últimos dias não deve ser a única em abril.
🥶Segundo a Climatempo, outras duas ou três massas de ar frio de origem polar devem passar pelo Brasil neste mês, causado novas quedas de temperatura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/z/1/ezwREKSLa5SQx5Op9ymA/temp.png)
Temperaturas devem subir aos poucos ao longo dos próximos dias. — Foto: Inmet
Tempo instável no Sul
O meteorologista também destaca que nesta terça-feira (8) uma nova área de baixa pressão deve se formar no Sul do país, o que deve causar bastante chuva no Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Já na quarta (9), outra baixa pressão deve se formar mais próxima à costa do Sudeste, provocando chuva forte no litoral sul e também no Vale do Ribeira.
“Pega um pouco da capital paulista também, com chuva forte, mas não temporal. A área de instabilidade deve se estender até o sul de Minas Gerais”, prevê Luengo.
Também deve ter chuva forte no Mato Grosso do Sul em boa parte da semana.
Chuva no Norte e no Nordeste
No Norte e no Nordeste, a tendência é que o tempo siga o mesmo padrão do que vinha sendo registrado.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue levando muita chuva para as regiões, principalmente entre o Ceará e o Amapá.
➡️ A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Inmet.
De acordo com Luengo, toda a faixa que se estende do Ceará até o Amazonas deve registrar grandes volumes de chuva nos próximos dias.