A VOLTA DO SARAMPO. DEVEMOS NOS PREOCUPAR?

Em 2024 o Brasil recebeu o certificado de eliminação do sarampo. Porém, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde ,10 países das Américas notificam surtos em 2025, e o número de casos cresceu 34 vezes em relação ao ano passado. A organização afirma ainda que os surtos estão relacionados principalmente à baixa cobertura vacinal. Na América do Norte já foram notificados 18 casos de morte pela doença.
Em agosto deste ano, 17 casos sarampo foram registrados no Tocantins, no município de Campos Lindos. Todos contraídos fora do Brasil, considerados casos importados ou vínculo a casos importados.
A partir disso, o Ministério da saúde iniciou uma campanha de incentivo a vacinação.

Mas afinal, o que é o Sarampo?
É uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por contato via gotículas ou aerosol.
O sarampo é causado por um vírus RNA do gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae.
Os sintomas iniciais incluem febre, tosse, coriza, conjuntivite, e as manchas de koplik (esbranquiçadas) na mucosa oral. Evolui com exantema maculopapular (manchas vermelhas sem vesículas).
Entre as complicações mais comuns estão: otite, pneumonia e encefalite (podendo dar convulsão). E ele pode inclusive levar ao óbito.


Sendo assim o Ministério da Saúde retornou ao calendário a dose zero do sarampo. A SCR (sarampo, cachumba e rubéola) normalmente aplicada com 12 e 15 meses, recebe 1 dose a mais com 6 meses de idade.


Vamos lembrar de checar o calendário vacinal das nossas crianças e lembrar mais uma vez que vacinas salvam vidas!

Com carinho

Dra Ju
POR DRA. JULIANA DE ROSIS DINATO
Pediatra Neonatologista
@drajuped

Você Pode Gostar