A perfiloplastia é um conjunto de técnicas que promete harmonizar e realçar o perfil facial, focando em equilibrar a fronte, nariz, ângulo nasolabial, lábios e queixo. Entre os famosos que já realizaram o procedimento estão Mel Maia, que mexeu no formato do nariz, e o namorado da atriz, o surfista João Maria Pereira, que modificou, principalmente, o formato do queixo.
A perfiloplastia promete transformar a aparência de forma sutil, promovendo um rosto mais equilibrado, com intervenções personalizadas que atendem às necessidades individuais. A dermatologista Priscilla Sarlos dá detalhes sobre o procedimento. Confira 👇
Mel Maia mexeu no formato do nariz com a perfiloplastia — Foto: Reprodução/Instagram
O que é a perfiloplastia?
Priscilla explica que a perfiloplastia é um conjunto de procedimentos estéticos que podem ser realizados para embelezar o perfil facial com produtos certificados e aprovados pela Anvisa, como o ácido hialurônico, a toxina botulínica e próteses.
“A gente usa, por exemplo, o ácido hialurônico para tratar a fronte, para tratar o nariz, levantar a ponta… Além disso, podemos usar o fio de PDO. Se for caso para um cirurgião plástico, uma rinoplastia pode ser feita. A gente também pode usar toxina botulínica nos lábios. E também tratar o queixo e colocar alguma prótese por meio de cirurgia plástica se for para corrigir um retrognatismo grave, que é aquele paciente que tem um queixo muito para trás”, explicou a médica.
“Portanto, o foco é realçar a beleza ou corrigir pequenas imperfeições na fronte (testa), nariz, lábios e mento (queixo)”, ressalta a dermatologista da clínica Les Peaux.
Uma das dúvidas mais frequentes é se é necessário que todas as áreas sejam tratadas de uma só vez ou se é possível cuidar apenas daquelas que precisam ser valorizadas para garantir um perfil mais harmonioso.
“Durante a consulta, entendemos os desejos do paciente e também fazemos uma avaliação facial. Desta forma, descobrimos se existe alguma imperfeição que pode ser corrigida ou se simplesmente podemos realçar pontos de beleza, como arrebitar a ponta do nariz, projetar e conferir maior volume aos lábios, etc.”
Preenchimento com ácido hialurônico
Mel Maia e o namorado da atriz, João Maria Pereira, aderiram à perfiloplastia — Foto: Reprodução/Instagram
O procedimento não cirúrgico mais realizado na perfiloplastia e com mais impacto no perfil é o preenchimento com ácido hialurônico, ressaltou Priscilla. “Com ele, preenchemos a fronte (testa), que tende a um afundamento durante o processo de envelhecimento. Além disso, conseguimos ‘disfarçar’ a giba (aquele osso que fica no dorso do nariz) ou arrebitar a ponta nasal. É possível também dar volume aos lábios e também conferir um melhor contorno ou projeção do mento (queixo).”
A técnica vai variar conforme a necessidade de cada paciente, e isso só pode ser estabelecido após uma minuciosa avaliação facial, como reforçou a médica. Geralmente, segundo a dermatologista, consegue-se tratar todas as áreas numa única sessão.
“A gente recomenda sempre que esse tipo de procedimento, qualquer tipo de procedimento, seja feito por um médico dermatologista ou um cirurgião plástico certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, respectivamente, para você ter certeza de que é um profissional qualificado tanto para realizar o procedimento quanto para resolver possíveis intercorrências”, ressalta Priscilla.
“Se for um profissional qualificado e com a técnica adequada, não existe a possibilidade de o nariz ficar deformado. E se houver a necessidade de dissolver o produto, a gente consegue reverter qualquer coisa com hialuronidase, que é uma enzima que degrada o ácido hialurônico. Em relação à duração, depende muito do paciente, mas em média, dura um ano e o corpo absorve o produto depois”, explica.
Cuidados pós-procedimento
Priscilla Sarlos fala ainda sobre os riscos relacionados à perfiloplastia. “O risco é o risco do procedimento em si. Como basicamente o preenchimento é feito com ácido hialurônico, o risco maior mesmo é de o local ficar roxo, ficar um pouco mais inchado. Tem o risco também de oclusão intravascular se você injetar esse ácido hialurônico em algum vaso, mas isso os profissionais que têm boa técnica conseguem minimizar”, destaca.
“Em relação ao pré-procedimento, não tem muito o que se preocupar, mas pacientes que usam anticoagulante ou que tomam A.S., vitamina E ou ômega 3 têm uma tendência maior de ficar com o local roxinho, porque têm uma tendência maior a sangramento. Para pessoas que têm histórico de herpes de repetição, os médicos, no pré-procedimento, podem fazer uma profilaxia com antiviral.”
A médica afirma ainda que a recomendação para quem passa pelo procedimento é não pegar sol se ficar roxo e não fazer atividade física nas primeiras 24 horas.
😉 E é sempre bom reforçar: para saber qual o melhor tratamento para você, procure um médico.