No momento, você está visualizando Desfile da Louis Vuitton exibe coleção utilitarista com trilha inédita de Pharrell Williams

Desfile da Louis Vuitton exibe coleção utilitarista com trilha inédita de Pharrell Williams

Nesta terça-feira (18), a Semana de Moda de Paris deu sequência à temporada masculina de Primavera-Verão 2025. A Louis Vuitton encerrou o primeiro dia de desfiles no icônico prédio da UNESCO na capital francesa — que teve as cores do gramado do rooftop alterado para a estampa quadriculada, característica da grife.

A coleção, batizada de “Le monde est à vous” (“O mundo é seu”, em francês), contou com a exibição de um curta-metragem dirigido por uma companhia aérea. Nas imagens, o escritor suíço Simon Njami apresenta uma palestra sobre arte contemporânea para diplomatas, interpretados por crianças de várias nacionalidades.

“Aimé Césaire definiu o universalismo como a união de todas as particularidades. Para preservar a diversidade que torna nosso mundo tão bonito, isso nunca deve ser esquecido. Em harmonia com esse universalismo está a necessidade vital de manter a unidade de entre todos os seres. Como a única maneira de preservar o futuro, imagine uma nação unida. O mundo é de vocês, está nas suas mãos reinventá-lo e reimaginá-lo”, diz o crítico de arte.

Sua fala ecoa por toda a coleção de Pharrell Williams, que resgata códigos marcantes da grife — como a estampa quadriculada, os enormes baús com monogramas e as bolsas em canva marrom e bege. Mas em sua pesquisa pelos arquivos da maison, o diretor criativo e músico também imprime suas “particularidades” para “reinventar” itens da etiqueta.

Isso fica claro ao trocar o tradicional couro pelo chamado “soft leathers“, feito a partir de pele de bezerro, além de trazer itens com características utilitaristas: casacos de pilotos de avião, camisas e capas em materiais rígidos, alfaiataria com com recortes que remetem a uniformes militares dos anos 70 em tons, ora neutros (como beges, ocres, preto), ora coloridos (rosa claro, vermelho e estampas de mapas).

Desfile da Louis Vuitton na Semana de Moda de Paris — Foto: REUTERS/Johanna Geron

Desfile da Louis Vuitton na Semana de Moda de Paris — Foto: REUTERS/Johanna Geron

Além disso, os looks foram compostos com acessórios que remetem à viagem, como os broches de avião, malas e maletas e óculos de aviador.

Tudo isso foi embalado por uma trilha sonora ao vivo, como já havia feito em seu último desfile em Paris, em junho de 2023. O coral gospel Voices of Fire e a orquestra Pont Neuf apresentaram três músicas inéditas produzidas por Pharrell: “Triumphus Cosmos”, “Birds Don’t Sing”, em colaboração com John Legend, e “Falling Up” em colaboração com Adekunle Gold e Nile Rodgers.

Deixe um comentário