76% dos e-commerces apostam em redes sociais como estratégia, segundo estudo

A RD Station apresentou mais uma extensão da pesquisa anual “Panorama de Marketing e Vendas” e revelou que menos da metade das empresas do setor de e-commerce conseguiu atingir suas metas de vendas e marketing no último ano. O estudo apontou que apenas 25% das empresas bateram os objetivos de vendas e em relação ao marketing e somente 34% conseguiram.

O levantamento também destacou que 76% dos times de e-commerces têm apostado nas redes sociais como principal estratégia de marketing digital, seguido por mídia paga, 72%, e marketing de conteúdo, 60%. O uso de múltiplos canais de marketing podem auxiliar a suprir as duas principais dores do setor que, de acordo com o Panorama, são em 35% para aumento ou engajamento de leads e 12% criar ofertas e conteúdos que conversam com público. A pesquisa também indicou que 89% dos e-commerces estão fazendo ações de inbound marketing.

“Apesar dos desafios, temos um futuro promissor no Brasil. Mesmo com poucas empresas tendo atingido suas metas, percebemos um crescente apetite por inovação e uma busca constante por estratégias mais eficazes. Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação digital sem precedentes, e o comércio eletrônico tem sido um dos grandes protagonistas dessa revolução”, diz Nicolas Beschoren, diretor de produto para e-commerce da RD Station.

Além disso, o estudo identificou que 55% das equipes de marketing em e-commerce afirmaram usar inteligência artificial em seus negócios. As principais frentes para o uso de IA são de criação de conteúdo (45%), personalização de campanhas (29%) e planejamento (22%). Entretanto, somente 12% aproveita para analisar dados e relatórios. O levantamento diz que 47% das empresas contam com uma ou mais pessoas no time com foco em análise e 35% não possuem ninguém. Para o próximo ano, 53% vão continuar com IA para ter mais produtividade, 46% com vendas nas redes sociais e 39% apostarão em conteúdo audiovisual.

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