5 dicas para planejar conteúdos para Redes Sociais

Você já deve ter ouvido algum influenciador ou social media falando sobre ter uma rotina intensa na hora de criar e gerenciar conteúdo nas redes sociais. São tantas particularidades para se preocupar que torna-se impossível manter a roda girando a longo prazo se não houver organização.

Um conteúdo de qualidade é o mínimo exigido dada a concorrência dos tempos atuais. Convenhamos que é muito mais fácil manter a qualidade e constância nas postagens das redes sociais quando você já sabe o que fazer. Essa é a função do planejamento de conteúdo: entregar previsibilidade e, consequentemente, tranquilidade.

Por isso, nesse blogpost você verá 5 dicas para um planejamento de qualidade, capaz de manter o fluxo de trabalho em ordem e aliviar a ansiedade do dia a dia.

  • Defina metas
  • Defina uma rotina
  • Crie um calendário editorial
  • Defina seu público-alvo
  • Atenção à linguagem e estrutura
  • Conclusão

5 dicas práticas para planejar conteúdos nas Redes Sociais

1. Defina metas

Um bom planejamento, independente do que se trata, é guiado por metas. Não faz sentido planejar algo se não existe um objetivo a ser alcançado. O principal combustível para a motivação é sua meta – e o quando você a almeja.

Caso você pretenda ganhar seguidores, por exemplo, então um conteúdo topo de funil pode ser mais interessante, uma vez que tem um potencial de alcance e engajamento maior nas redes sociais. Já se o seu foco é em ganhar autoridade, criar posts mais específicos e detalhados é o caminho.

Vale lembrar que, independente da sua meta, é bom variar nos temas e formatos de postagens. Busque diferentes formas de chegar em seu objetivo.

2. Defina uma rotina

É mais fácil realizar uma tarefa quando você a quebra em pequenos passos. Imagine o seguinte cenário: chegou o dia de fazer um post nas redes sociais e você não tem nada pronto. Com isso, é preciso ter uma ideia, desenvolvê-la, criar a parte visual, pensar em uma legenda, elaborar a estratégia, enfim… um caos!

A rotina será responsável por distribuir o peso do trabalho ao longo da semana. Separe um dia para traçar a estratégia da postagem, buscar inspirações, fazer um brainstorming e elaborar roteiros. Em um outro dia, apenas crie todo o conteúdo que já foi planejado previamente.

É importante ter uma frente de conteúdos que cubram os imprevistos, por isso, sempre que possível produza alguns a mais, ou apenas replique o mesmo conteúdo em diferentes formatos.

3. Crie um calendário editorial

Uma vez que a rotina de produção para as redes sociais já foi estabelecida, o calendário editorial será o seu melhor amigo na hora da organização. Ele é responsável por entregar previsibilidade e evitar a ansiedade, te dizendo exatamente o que postar, onde postar e em qual horário.

Esse documento é personalizável, ou seja, você pode inserir o que julgar necessário para facilitar sua rotina de postagens. Entretanto, alguns campos são indispensáveis:

  • Autor (caso tenha uma equipe envolvida);
  • Formato (foto, vídeo, carrossel, reels, story, etc);
  • Rede social (onde será postado?);
  • Tema (do que se trata o post?);
  • Data de postagem;
  • Horário de postagem.

4. Defina seu público-alvo

Você já deve ter ouvido a máxima de que quem tenta agradar todo mundo acaba não agradando ninguém. Essa lógica também se aplica na criação de conteúdo. Por isso, é importante ter um nicho bem definido para que seja possível chegar em um público-alvo mais facilmente.

Uma vez que você sabe exatamente qual o perfil de pessoa que será impactado pelo seu post, o seu conteúdo torna-se mais assertivo, agrega mais valor e, consequentemente, te aproxima do seu objetivo, seja ele qual for.

Definir um público-alvo, ao contrário do que muitos pensam, não é um fator limitante na hora de criar, é apenas um guia. É possível falar sobre qualquer assunto, desde que adaptado para o seu público. Você pode ser um nutricionista e falar, por exemplo, sobre os alimentos consumidos pelos participantes do Big Brother Brasil.

5. Atenção à linguagem e estrutura

Cada rede social exige uma linguagem, comportamento e formato de post diferentes. Imagino que você não se comporta da mesma forma no LinkedIn e no Instagram. Então, não faz sentido postar exatamente o mesmo em ambas as redes.

Após definir quais os canais são interessantes para chegar até o seu público, é obrigatório estudá-los para ter um melhor entendimento do que costuma dar certo em cada um deles. Isso não significa que você precisa criar inúmeros posts diferentes para cada rede, apenas que deve adaptá-los para obter melhores resultados.

Conclusão

Para quem olha de fora, a rotina de um influenciador ou social media pode parecer simples, afinal, uma pessoa comum – fora do meio – também realiza postagens nas redes sociais, porém, de forma despretensiosa. Quando há profissionalidade envolvida no processo (as publis, por exemplo), junto com ela vem objetivos a serem alcançados e que exigem um bom planejamento. Por isso, a importância de inclui-lo em seu dia a dia.

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