O Google lançou uma versão repaginada de seu buscador com foco em inteligência artificial. Batizado de AI Mode, ele começa a ser liberado nos Estados Unidos nesta terça-feira (20).
A novidade tem um visual parecido com o do Gemini e o do ChatGPT. Ela aparecerá ao lado de abas como Imagens, Vídeos e Notícias, no topo da página do Google.
A pesquisa no AI Mode leva a um resumo com links para outros sites e serviços como o Google Maps. Em seguida, é possível pedir alterações ou mais detalhes sobre o que o buscador apresentou.
Para explicar a mudança, o Google citou o recurso AI Overviews, que já mostra respostas feitas com inteligência artificial no topo da busca. Segundo a empresa, ele é visto por 1,5 bilhão de usuários por mês.
A empresa disse que as pessoas estão mais satisfeitas com esse formato e decidiu lançar a opção do buscador totalmente dedicada a IA.
Em breve, ela também terá sugestões personalizadas com base em interações do usuário e dados de sua conta do Gmail, por exemplo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/h/thwbx9TBu2EXaVXvYlHQ/ai-mode-google.png)
Chamadas de vídeo
As chamadas no Google Meet ganharam melhorias com a criação do plataforma de vídeo 3D Google Beam. Ela dá a sensação de que a pessoa do outro lado da conversa está no mesmo ambiente que você.
O Google Beam é uma evolução do Projeto Starline, revelado como protótipo em 2021. Agora, empresas parceiras do Google vão fabricar um equipamento parecido com uma TV capaz de transformar imagens 2D em 3D – veja como ela funciona.
A plataforma também é capaz de fazer traduções em tempo real no Google Meet, recurso que será liberado primeiro em inglês e espanhol.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/8/D/vbdDRDSmeqhoMP9vXEwg/google-beam.png)
Google Beam será liberado em breve em parceria com a HP — Foto: Reprodução/Google
Gemini
O Google também anunciou que o modo de voz Gemini Live passa a ter com recursos do Projeto Astra, assistente que foi lançado em 2024 e que consegue descrever em tempo real as imagens capturadas pela câmera do celular.
O Gemini ganha ainda um modo Agente, em que a inteligência artificial pode realizar ações em vez de somente apresentar informações. Uma pessoa em busca de uma casa pode pedir para o agente listar opções disponíveis, ajustar filtros de interesse e até marcar uma visita, exemplifica o Google.
O modo Agente será liberado em breve para assinantes do Gemini, que tem 400 milhões de usuários, de acordo com o Google. Parte desses recursos também chegará ao Chrome e à busca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/6/R/0ERlPYQ2SJYfcBBUafng/traducao-google-meet.png)
Tradução em tempo real no Google Meet com o Google Beam — Foto: Reprodução/Google
Criação de fotos e vídeos
O Google anunciou dois modelos de IA que geram imagens a partir de descrições de texto: o Veo 3, para vídeos, e o Imagen 4, para fotos. A empresa anunciou ainda o Flow, nova ferramenta para criar vídeos cinematográficos.
No Veo 3, a principal novidade é a opção para criar vídeos com áudio, como barulhos de trânsito, canto de pássaros e diálogos. O Imagen 4, por sua vez, ficou melhor para representar detalhes como gotas d’água e pelos de animais e para mostrar palavras em imagens, afirmou o Google.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Q/1/VBAUnTReuFYQriXuyHtg/google-imagen-4.jpg)
Demonstração de criação do Imagen 4, modelo de IA do Google — Foto: Divulgação/Google